Narrativas fotográficas
"construir Narrativas através de imagens, que contam uma história."
Narrativa, ao ler essa palavra muitos de nós irão lembrar das aulas de português, quando a professora explicava sobre os tipos de textos e logo em seguida pedia uma redação com cada um deles.
E no texto narrativo sempre tinha um narrador, que era quem contava a história e às vezes participava também.
E como tudo na vida está interligado, na fotografia também podemos construir Narrativas através de imagens, que contam uma história.
Contudo, existe uma diferença entre a narrativa contada na literatura e na fotografia. Enquanto na literatura o autor já escreveu a história e para nós ficou a missão de ler, sem poder mudar o rumo da história, na fotografia temos uma narrativa construída por imagens que são "lidas" visualmente e interpretadas de maneiras diferentes por cada pessoa.

Vamos ler essas imagens, que história você contaria? Que sentimentos são despertados ?



Solidão, saudades, medo, nostalgia?
As fotografias são as mesmas, mas o olhar de cada um muda e assim a história também muda.
Uma narrativa é construída de fragmentos, assim como cada um de nós, fragmentos de nuvens que podem revelar o céu, uma montanha ou até mesmo um algodão doce. Despertando a curiosidade, a imaginação, a vontade de fazer parte daquela história.
Há outro ponto divergente entre as narrativas contadas na literatura e na fotografia; na literatura aprendemos que é necessário ter um começo, um meio e um fim; na fotografia é necessário apenas o começo, sendo assim podemos adicionar mais fotografias, mais fragmentos que possam contar uma história.
E já que cada um de nós somos vários fragmentos, formando um todo e mudando a cada instante, as histórias contadas pelas narrativas fotográficas também são mutáveis e não precisam ter um fim.
Encontros sobre narrativas fotográficas todas as quintas.