Olá, você já deve ter ouvido uma das frases "o meu lado melhor é o..." ou "eu prefiro fotografar desse lado".
E isso é super verdadeiro e até mesmo comprovado com pesquisas de personalidade, uma vez que temos um lado dominante no cérebro e sendo assim um lado se sobressai em várias tarefas, inclusive quando se trata de retratos.
https://mmurad.com.br/blog/quiz-lado-do-cerebro/
E existem ângulos que trazem uma sensação, transmitem uma mensagem através da fotografia e é sobre eles que vou escrever.
De uma maneira bem clara e objetiva, até porque na minha opinião quem gosta de usar muitos jargões e termos técnicos não sabe explicar. E o exemplo claro é, explique para uma criança, se ela entender está no caminho certo, caso contrário recomece.
Ângulos Fotográficos

Contra Plongée
Conhecido também como Câmera Baixa, pois a mesma é posicionada de baixo para cima, dando a sensação de grandiosidade ao motivo fotografado/filmado, pois o expectador se sente pequeno diante do que está sendo observado.

Plongée
Conhecido também como Câmera Alta, pois a mesma é posicionada de cima para baixo, dando a sensação de inferioridade ao motivo fotografado/filmado, pois o expectador se sente grande diante do que está sendo observado.

Então tenha cuidado com o ângulo que você escolhe para fotografar, pois existem mensagens que mesmo no silêncio das palavras são ouvidas e entendidas pelo cérebro.
Se você gostou desse post, se ele foi útil de alguma maneira para você e quer me agradecer com um café, fique a vontade para fazer um Pix, minha chave: lucianaveloso@outlook.com
Á bientot (até logo em francês) =]